quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BICHEIRA

A popular Bicheira é a designação usual dada à infestação da pele dos bovinos por uma quantidade de larvas de uma mosca, chamada cochliomyia hominivorax. Tecnicamente, a doença recebe o nome de miíase.
As moscas produtoras de bicheiras são ameaça tanto para o homem quanto para os animais. As fêmeas destas moscas depositam seus ovos sobre as feridas e depois de aproximadamente um dia de incubação, surgem as larvas. Essas larvas tendem a se desenvolver invadindo tecidos vivos, ou seja, feridas expostas dos animais. Depois de maduras saem para passar por outras transformações. Dentro de um determinado período emergem como moscas adultas. As larvas das moscas da bicheira atacam também tecidos Humanos, produzindo lesões graves.
Como reconhecer
O diagnóstico é feito pela observação das larvas das moscas nos ferimentos. Esses ferimentos podem ser causados por amputação da cauda, castração, cortes com arame farpado, umbigo de animais recém nascidos, áreas lesadas por picadas de carrapatos, ferimentos por plantas espinhosas etc. As larvas da bicheira são diferentes das larvas do berne. São bem menores e podem ser encontradas em grande números numa lesão, ao contrario dos bernes, que instalam um a um.
As larvas da cochliomyia hominivorax alimentam-se apenas de tecidos vivos e jamais se instalam em cadáveres. As lesões causadas por essas larvas atrairão mais fêmeas adultas que depositarão mais ovos, agravando progressivamente o quadro.
Por causa da rapidez da evolução da doença, bastam apenas poucos dias de descuido para que o animal apresente-se severamente afetado, muitas vezes de forma irreversível. Animais com extensas áreas do corpo tomadas pelas larvas emagrecem muito, ficam apáticos e com febre, podendo inclusive vir a morrerem.
Como Tratar
A forma mais eficiente – porém mais trabalhosa – de tratar as bicheiras é através da remoção de todas larvas que se encontram na lesão. Pra tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água e sabão. A seguir, faz a aplicação de produtos que matam as larvas para se facilitar a remoção. Por fim, devem ser aplicadas soluções anti-sépticas e repelentes. Em casos graves, podem haver necessidade da aplicações de antibióticos.
Como evitar
Deve-se fazer controle estratégico da mosca, ou seja, realizar dois tratamentos por ano. O primeiro no inicio da estação seca, com produtos à base de piretroides na forma de pulverização, imersa ou “pour on”. O segundo, no inicio da estação chuvosa, com produtos à base de organofosforados. Para controle efetivo das moscas da bicheira, o tratamento deve ser o regional, realizado por todos os proprietários.
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-172 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores NUTRIVERDE®

Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal

Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - Cep: 14.300-172 - Batatais/SP
E-mail: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com Skype: nutriverde
Blog/Site: http://www.agropecuarianutriverde.blogspot.com/ ou http://www.nutriverdebrasil.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/nutriverde
Twitter: http://www.twitter.com/nutriverde
Fones: FIXO: (16) 3761-4571, CELULAR - TIM: (16) 98135-2934
WhatsApp: +55 16 98135-2934