sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FEBRE DO LEITE

Ao longo dos últimos séculos, o bovinos leiteiros foram submetidos a um intenso processo de seleção genética, para fazer com que produzissem cada vez mais leite. Hoje não é difícil encontrar animais que produzam mais de 50 litros por dia, uma quantidade várias vezes superior às necessidades alimentares de seu bezerro.
As alterações que o bovino sofreu em seu organismo para atingir tal capacidade produtiva implicaram em alguns problemas em seu funcionamento normal. Alguns distúrbios neste funcionamento passaram a acontecer, sobretudo, em vacas de alta produção leiteira.
Hipocalcemia e acetonemia são os termos técnicos adequados para se referir a estes distúrbios.
Febre do Leite, na realidade, é um termo impróprio, pois nestes nem ocorre febre.
Basicamente o que ocorre nessas doenças é que em determinadas condições, a glicose e o cálcio não conseguem ser supridos nas quantidades requeridas por animais de alta produção leiteira. A falta destes nutrientes acaba por provocar problemas que se manifestam principalmente no sistema nervoso do animal. Vêm daí os sintomas mais marcantes da doença.
Como reconhecer
Os sintomas aparecem nas primeiras semanas de lactação. O quadro começa com a perda do apetite, aparecimento de tremores, convulsões e até cegueira. A evolução pode levar à morte.
Como tratar
Apesar da hipocalcemia e da acetonemia serem sintomatologicamente muito semelhantes, o tratamento é completamente diferente. A hipocalcemia deve ser tratada com a aplicação de soluções de cálcio e responde prontamente a esta terapia. A acetonemia, ao contrário, dificilmente responde ao tratamento. Neste caso, a indicação é o uso de soluções de glicose ou outras fontes de energia.
Como evitar
Infelizmente, muito pouco pode ser feito para prevenir o aparecimento de doenças metabólicas. Ao longo dos anos, pode-se selecionar animais mais resistentes ou que não tem histórico da ocorrência dessas doenças. Efetivamente, o que pode ser feito é garantir que se tenha na propriedade soluções de cálcio e glicose para serem usadas prontamente, sempre respeitando a indicação do veterinário e o prazo de validade do produto.
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-172 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores NUTRIVERDE®

Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal

Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - Cep: 14.300-172 - Batatais/SP
E-mail: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com Skype: nutriverde
Blog/Site: http://www.agropecuarianutriverde.blogspot.com/ ou http://www.nutriverdebrasil.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/nutriverde
Twitter: http://www.twitter.com/nutriverde
Fones: FIXO: (16) 3761-4571, CELULAR - TIM: (16) 98135-2934
WhatsApp: +55 16 98135-2934